Um dos trabalhos apresentados por alunos do 7º e 8º semestres do curso de Enfermagem, da Faculdade Santa Casa, foi premiado no IX Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas (SobenfeE). O evento ocorreu na última semana de novembro.
O projeto é parte da Liga Acadêmica de Feridas e Curativos e tem autoria dos alunos: Bianca Souza Lima, Brenda Souza Lopes Santos, Neuma Leite Monteiro Flora Ramos e Raquel Conceição Pinheiro, com orientação da professora Marlize Brandão Ribeiro Cardoso.
No evento, foram apresentados dois trabalhos aprovados na modalidade de pôster e um na modalidade oral, que foi o premiado. "Uma experiência enriquecedora, que nos ofereceu a oportunidade de aprender, compartilhar conhecimentos e fazer networking”, definiu Bianca Lima, presidente da LAEFEC.
Brenda Lopes, diretora do científico da liga afirmou que “durante as apresentações do e-poster e no Interligas, vivenciei uma mistura de nervosismo e empolgação”, mas acredita que “sem dúvida, essa vivência contribuiu significativamente para meu crescimento tanto pessoal quanto profissional”.
Visibilidade da liga acadêmica
As alunas acreditam que a participação no congresso, para além da premiação, foi relevante para a atuação e para o fortalecimento da visibilidade da liga acadêmica. “Tivemos a oportunidade de publicar os nossos trabalhos acadêmicos, destacando a relevância de nossas ações e fortalecendo a visibilidade da liga em um evento de alcance internacional”, apontou Raquel Pinheiro, Vice-presidente da LAEFEC, agradecendo a Faculdade Santa Casa pelo apoio.
Neuma Ramos, diretora de extensão da liga define a experiência como um “divisor de águas” na sua formação acadêmica. “Ter um trabalho reconhecido em um congresso de grande prestígio foi uma validação importante do esforço dedicado à pesquisa e um incentivo para continuar contribuindo para o avanço da área. A participação neste evento consolidou minha confiança e reafirmou meu desejo de seguir uma carreira pautada na pesquisa e na prática baseada em evidências”, afirmou a aluna.