A Faculdade Santa Casa realizou, no último dia 16 de outubro, a segunda edição do Simpósio de Fisioterapia Hospitalar. O evento ocorreu em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e teve como tema “O papel do fisioterapeuta na transição do cuidado”.
Alunos de graduação e pós-graduação da instituição e os fisioterapeutas do Hospital Santa Izabel puderam acompanhar um ciclo de palestras sobre o processo de desospitalização pela ótica do fisioterapeuta.
O evento, que ocorreu no Auditório do Hospital Santa Izabel, teve patrocínio da Qualitus Saúde e da Sanar, além do apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-7).
Ciclo de Palestra e Mesa Redonda
A primeira palestra do dia foi ministrada pela Dra. Nairédith Figueiredo, fisioterapeuta na Clínica Florence, parceira da FSC, e teve como foco de debate as estratégias para uma transição de cuidados segura do hospital ao domicílio. Na apresentação, a profissional apresentou um estudo de caso para ilustrar o papel do fisioterapeuta nesta transição.
Já a primeira mesa redonda teve a presença dos profissionais Daniel Paim, Caroline Grudka e Denison Andrade, que discutiram sobre o planejamento terapêutico no cuidado transversal e esclareceram as dúvidas dos ouvintes que acompanharam o evento.
A fisioterapeuta Fernanda Pamponet foi a responsável por conduzir a segunda palestra, que tratava sobre a importância da comunicação na equipe multidisciplinar e com o paciente dentro da Fisioterapia Hospitalar.
Para finalizar com chave de ouro, a última mesa redonda foi composta por Neuma Bastos, Lívia Sechler e Jairo Lopes, que debateram sobre os marcadores funcionais no processo de desospitalização do paciente.
A segunda edição do Simpósio de Fisioterapia Hospitalar foi um sucesso e teve lotação de público no auditório do Hospital Santa Izabel. A cobertura do evento está nos destaques do perfil da Faculdade Santa Casa no Instagram.