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Projeto científico de pós da FSC é aprovado no 14º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Saúde

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Projeto científico de pós da FSC é aprovado no 14º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Saúde

Um projeto de autoria de alunas da pós-graduação de Bloco Cirúrgico com ênfase em Cirurgia Robótica foi aprovado na modalidade “Trabalho com Enfoque Científico com apresentação Oral”, no 14º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Saúde. O trabalho tem orientação das professoras Delzuita Nascimento Souza e Rosana Castelo Branco De Santana. 

O projeto tem como tema “Estratégia educativa para prevenção de lesão por pressão em cirurgia robótica: relato de experiência” e é de autoria das alunas Ana Paula Rocha Mendes da Cruz, Debora Regina Miranda, Diana Santos Oliveira, Luciene Candida da Silva Bispo e Priscila de Oliveira Lima, da turma de 2023.2. 

A apresentação oral ocorre nos dias 02 a 04 de outubro, no 14º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar Relacionada à Saúde promovido pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC), Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, em São Paulo. 

Resumo do Projeto 

O trabalho aborda que “a cirurgia robótica é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e de alta precisão em que o cirurgião conduz a operação por meio de um console posicionado distante do paciente”. 

“Durante um procedimento cirúrgico o paciente está vulnerável ao desenvolvimento de diversas lesões, dentre essas, a lesão por pressão, o que pode gerar dor e desconforto ao paciente, demandar abordagem de equipe multidisciplinar, além de ocasionar custos sobressalentes aos sistemas de saúde. Nessa perspectiva, a utilização de tecnologias educativas, como vídeos, são importantes aliados para a disseminação de informações de forma acessível, facilitando a aprendizagem.”

“Tais estratégias são especialmente eficazes em contextos como o centro cirúrgico, onde a complexidade das operações e a necessidade de cuidados específicos exigem um alto nível de competência e atualização contínua por parte da equipe de enfermagem. Desta forma, após busca e análise de artigo, foi construído o vídeo intitulado como “Prevenção de Lesão Por Prevenção na Cirurgia Robótica: Uso de Tecnologia Educativa para Equipe de Enfermagem”, com quatro minutos e quarenta segundos de duração, composto por diferentes recursos multimídia de acordo com a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia”.