Saúde

Fisioterapia

Fisioterapia

Apresentação

Não espere até o fim do curso para ter a prática na área da Fisioterapia, crie experiências desde o primeiro semestre. Na Faculdade Santa Casa, você tem essa oportunidade dentro do nosso Hospital de ensino, o Santa Izabel.

POR QUE CURSAR FISIOTERAPIA?

Escolher a graduação de Fisioterapia significa se dedicar ao estudo do movimento humano e à utilização de meios físicos na prevenção e reabilitação de disfunções do movimento resultantes de lesões musculares, neurológicas e respiratórias; e assim contribuir para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

Regulamentado há 55 anos, a Fisioterapia tem um vasto potencial de crescimento,
evidenciado pelos constantes avanços nos conceitos, métodos e tecnologias
empregadas, desse modo, oferece inúmeras oportunidades de atuação e
desenvolvimento profissional.

SAIBA QUAIS ÁREAS VOCÊ PODE ATUAR DENTRO DA FISIOTERAPIA:

As possibilidades de atuação na Fisioterapia são abrangentes. O estilo de vida atual e
o envelhecimento da população pressionam a necessidade crescente pelos serviços
prestados pelos fisioterapeutas.

Os profissionais fisioterapeutas podem atuar em hospitais, clínicas, centros de
reabilitação, academias, empresas, escolas, centros esportivos, entre outros. E em
diversas especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia
Ocupacional (COFFITO), tais como:

  1. Fisioterapia Acupuntura
  2. Fisioterapia Aquática
  3. Fisioterapia Cardiovascular
  4. Fisioterapia Dermatofuncional
  5. Fisioterapia Esportiva
  6. Fisioterapia em Gerontologia
  7. Fisioterapia do Trabalho
  8. Fisioterapia Neurofuncional
  9. Fisioterapia em Oncologia
  10. Fisioterapia em Reumatologia
  11. Fisioterapia Respiratória
  12. Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  13. Fisioterapia em Osteopatia
  14. Fisioterapia em Quiropraxia
  15. Fisioterapia em Saúde da Mulher
  16. Fisioterapia em Terapia Intensiva

POR QUE ESCOLHER A FACULDADE SANTA CASA PARA SER A SUA SEGUNDA CASA?

No curso de Fisioterapia da Faculdade Santa Casa, você encontrará uma formação
pautada na excelência técnica e no compromisso ético e humanístico. Desde o
primeiro semestre, os alunos têm a oportunidade de vivenciar os cenários de prática,
contando com toda a estrutura da Santa Casa da Bahia, o que inclui hospitais,
clínicas, casas de apoio, creches e muito mais.
F
Aqui, o aprendizado vai além das salas de aula e se estende para ambientes reais,
preparando os alunos para os desafios e oportunidades da profissão.

CONHEÇA NOSSOS CAMPUS PRÁTICOS:

  • Hospital Santa Izabel;
  • Hospital Municipal de Salvador;
  • GACC;
  • Unidades Básicas de Saúde;
  • Casa da Ladeira;
  • Casa Solange Fraga;
  • Escolas Públicas e Privadas.

FORMAS DE INGRESSO | 2025.1

Para estudar na Faculdade Santa Casa, você tem diversas formas de ingresso. Sendo
elas: realizar nosso vestibular, por meio de uma prova online, ou utilizar sua nota
ENEM (2019 a 2024). Além disso, aceitamos transferência externa ou matrícula de
portadores de diploma.

A MATRIZ CURRICULAR QUE VOCÊ PRECISA:

A matriz curricular da graduação em Fisioterapia da Faculdade Santa Casa foi
elaborada para proporcionar a você, aluno, uma formação abrangente e sólida. Com
disciplinas que abordam desde os fundamentos essenciais até as mais recentes
técnicas, nosso curso visa prepará-lo de maneira completa e atualizada para enfrentar
os desafios da prática profissional.

Entre as disciplinas que você irá cursar como aluno(a) do nosso curso podemos
destacar algumas:

  • ‘Fisioterapia: ciência e profissão’ onde você irá conhecer a história da
    fisioterapia e desenvolver o ‘pensamento científico’;
  • ‘Vivências e Práticas em Fisioterapia I’ – nessa disciplina você irá acompanhar
    in loco o cotidiano da atuação de fisioterapeuta na atenção básica;
  • ‘Vivências e Práticas em Fisioterapia II’ – nessa disciplina você irá acompanhar
    no Hospital Santa Izabel o cotidiano da atuação de fisioterapeuta no ambiente
    hospitalar;
  • Eixo de ‘Produção do Conhecimento’, ao cursar os componentes deste eixo
    você irá aprender a consumir e produzir ciência;
  • Eixo de ‘Espiritualidade e Saúde’ - Ele tem como proposta promover a prática
    da meditação, o tempo de parar, de respirar e de viver na presença. E dessa
    forma, abre o diálogo acerca da dimensão humanística, que, para além da
    multidimensionalidade do ser pessoa, demanda que a pessoa se conecte
    consigo mesma, e assim, amplie a prática do autocuidado, esteja com outro na
    sua inteireza, ou seja, cuidando de si para cuidar do outro;
  • Eixo de ‘Desenvolvimento Socioemocional – constituído por 4 componentes
    curriculares onde os você terá a oportunidade de desenvolver as suas soft
    skils;

Matriz Curricular

1º º semestre Teórica Prática Extensão Estágio
Biologia e Genética 40 20 - -
Bioquímica 40 20 - -
Ética, Diversidade e Cidadania 40 - - -
Morfofisiologia de Órgãos e Sistemas 60 20 - -
Desenvolvimento Socioemocional: Interações Colaborativas e Comunicação 20 - - -
Fisioterapia: Ciência e Profissão 60 20 - -
Vivências e Práticas em Fisioterapia I - - 60 -
2º º semestre Teórica Prática Extensão Estágio
Histologia e Embriologia 40 20 - -
Socioantropologia da Saúde 40 - - -
Neurociências Aplicada à Saúde 40 20 - -
Morfofisiologia Neuromusculoesquelética 40 20 - -
Políticas Nacionais de Saúde 60 - - -
Educação para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida - - 60 -
Vivências e Práticas em Fisioterapia II 40 20 - -
3º º semestre Teórica Prática Extensão Estágio
Optativa 40 - - -
Processo Saúde e Doença 60 20 - -
Saúde Baseada em Evidências 40 - - -
Desenvolvimento Socioemocional: Liderança e Protagonismo 40 - - -
Cinesiologia e Biomecânica 60 20 - -
Fisiologia do Exercício 20 20 - -
Vivências e Práticas em Fisioterapia III - 40 - -
Anatomia Palpatória 20 20 - -
4º º semestre Teórica Prática Extensão Estágio
Psicologia em saúde 40 - - -
Epidemiologia 40 - - -
Práticas Interdisciplinares e Extensionistas I (PIEX I) - - 80 -
Gestão de Carreira e Empreendedorismo 40 - - -
Cinesioterapia 60 20 - -
Psicomotricidade 20 20 - -
Avaliação e Diagnóstico em Fisioterapia 40 20 - -
5º º semestre Teórica Prática Extensão Estágio
Tecnologias e Inovações Aplicadas à Saúde 40 - - -
Espiritualidade e Saúde - - 40 -
Farmacologia 20 20 - -
Primeiros Socorros 20 20 - -
Diagnóstico por Imagem 20 20 - -
Agentes Eletrofísicos 20 20 - -
Fisioterapia Aquática 20 20 - -
Recursos Terapêuticos Manuais 40 20 - -
Tecnologia Assistiva 20 20 - -
6º º semestre Teórica Prática Extensão Estágio
Práticas Interdisciplinares e Extensionistas II (PIEX II) - - 80 -
Fisioterapia Neurofuncional 60 20 - -
Fisioterapia em Ortotrauma e Reumatologia 60 20 - -
Fisioterapia na Saúde Coletiva - - 60 -
Fisioterapia na Clínica da Dor 20 20 - -
Fisioterapia Orocraniocervicobraquial 20 20 - -
7º º semestre Teórica Prática Extensão Estágio
Eletiva 40 - - -
Fisioterapia em Urogineco-obstetrícia 20 20 - -
Fisioterapia Respiratória 60 20 - -
Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente 60 20 - -
Fisioterapia na Saúde do Idoso 60 20 - -
Trabalho de Conclusão de Curso I 60 - - -
8º º semestre Teórica Prática Extensão Estágio
Fisioterapia Dermatofuncional 20 20 - -
Fisioterapia Esportiva 20 20 - -
Fisioterapia em Oncologia 20 20 - -
Fisioterapia Baseada em Evidências 60 - - -
Fisioterapia no Paciente Crítico 60 20 - -
Fisioterapia na Saúde do Trabalhador - - 40 -
Cuidados Paliativos 20 20 - -
Trabalho de Conclusão de Curso II 60 - - -
9º º semestre Teórica Prática Extensão Estágio
Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ambulatorial - 80 - 400
10º º semestre Teórica Prática Extensão Estágio
Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Saúde Coletiva - - - 100
Estágio Supervisionado em Fisioterapia Hospitalar - - - 320
Informações Adicionais

CH de Atividades Complementares: 200

Coordenação

  • Juliana Viana Freitas (Doutorado)
    Doutora e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade Olga Mettig). Fisioterapeuta (FBDC). Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade Santa Casa. Professora auxiliar do Curso de Fisioterapia na Universidade do Estado da Bahia.

Docentes

  • Alexandra Conceição (Mestrado)
    Graduação em Psicologia pela Faculdade Social da Bahia (2012), especialização em Saúde Mental pela UCSal (2016) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2018)
  • Ana Dulce Santana (Doutorado)
    Enfermeira, Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduada pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Metodologia da Pesquisa Científica. Atua na docência de Ensino Superior em Graduação e Pós-Graduação nas áreas de ensino, pesquisa e gestão acadêmica.
  • Anderson Delano Santos Araújo (Especialização)
    Graduado em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2002). Formando em Osteopatia pela EBRAFIM. Especialista em Osteopatia pela SBF/COFFITO, Mestre em Ciências Morfológicas pelo programa de mestrado fora de sede entre UFRJ e UFBA vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biológicas da UFRJ tendo como linha de pesquisa a degeneração gordurosa do músculo esquelético, É Professional Coach formado pela Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC) e Analista DiSC formado também pela SLAC
  • Bruno Teixeira Góes (Doutorado)
    Fisioterapeuta, Mestre e Doutor. Pesquisador do Brazilian Metascience Research Group. Membro do Centro de Medicina Baseada em Evidência. Docente em cursos de Especialização. Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Coordenador da Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor. Possui experiência clínica no atendimento de pacientes com dor.
  • Cristiana Kaipper Dias (Doutorado)
    Graduação em Psicologia pela UFBA/UFRGS (2008) e mestrado em História das religiões pela Universidade Católica Portuguesa (2012) - reconhecido no Brasil pela UFJF. Doutoranda em Psicologia (linha de desenvolvimento humano) pela UFBA
  • Diego Rabelo (Doutorado)
    Doutor em Medicina e Saúde Humana, mestre em Tecnologias em Saúde, graduado em Fisioterapia e atua como docente, pesquisador e fisioterapeuta clínico
  • Ericka Browne (Doutorado)
    Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda em Epidemiologia pelo Instituto de Saúde coletiva (UFBA). Mestre no Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho/ Faculdade de Medicina da Bahia( Bolsista Fapesb- Fundação de apoio em pesquisa e extensão).Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Social da Bahia (FSBA). Especialista em enfermagem Hospitalar pelo
  • Gabriel Venas Santos (Mestrado)
    Graduado em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Atualmente é estudante de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação na Universidade de São Paulo (USP) na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro ativo do Laboratório de Aprendizagem Sensório-Motora (USP). Membro do Núcleo de Inovação Tecnológica e Reabilitação (NITRE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro fundador do Núcleo de Ensino em Metodologia da Pesquisa (NEMP) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Student member da International Parkinson and Movement Disorder Society (MDS).
  • Giovani Assunção de Azevedo Alves (Doutorado)
    Graduado em fisioterapia pela UCSAL (2010), pós-graduado no formato de residência no programa de pós-graduação em fisioterapia pneumofuncional, com ênfase em uti (EESP/SESAB 2013), especialista em fisioterapia um UTI (ASSOBRAFIR/COFFITO 2015) e mestre (2017) e doutor em fisioterapia pela UNICID (2021).
  • Jéssica Silva (Mestrado)
    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possui Especialização sob formato de Residência Multiprofissional em Clínica da Pessoa e da Família, pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Possui Especialização sob formato de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Planejamento e Gestão em Saúde, pelo Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Atualmente é Mestranda em Saúde Coletiva, com área de concentração em Política, Planejamento e Gestão, pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva, UFBA.
  • Juanita da Rocha Mução (Mestrado)
    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador, Especialização em Análises Clínicas pelo Centro de Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Universidade e Especialização em Microbiologia pela Universidade Federal da Bahia UFBA). Mestrado em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador.
  • Luiz Lopes Guimarães Neto (Especialização)
    Graduado em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador (2008). Possui especialização em Psicologia e Ação Social pela Faculdade São Bento da Bahia (2010)
  • Miriam Celeste T. Cohim Silva (Especialização)
    Psicóloga
  • Patrícia Alcântara (Doutorado)
    Graduada em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1998), Especialista em Práticas Educacionais em Saúde (2003) e em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR (2010); e, mestre (2009) e doutora (2018) em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Certificada como Black Belt na metodologia de Gestão em Lean Six Sigma (2016).
  • Rafael Ramos Azevedo (Especialização)
    Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Jorge Amado/UNIJORGE (2015), Pós-Graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2017), Pós-Graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
  • Sheila Suarez Fontes (Doutorado)
    Doutora em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (2022). Mestre em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (2017). Especialista em Citogenética Humana e Biologia Molecular (2010). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2007).
  • Silvana Monteiro Almeida (Mestrado)
    Graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2002). Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2005). Mestre em Planejamento Ambiental pela UCSAL (2019).
  • Viviane Palmeira da Silva (Doutorado)
    Pós-doutora (2017-2020) em Odontologia e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora (2014-2017) e Mestre (2011-2013) em Patologia Bucal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Estomatologia (2010-2011) e graduada em Odontologia (2005-2009) pela União Metropolitana de Educação e Cultura.

Investimento

Mensalidade: R$ 1.900,00 (valor nominal, sem descontos).

Desconto de 65% durante todo curso, mensalidade a partir de R$ 665,00

- Campanha Matrícula Antecipada até 06/12/2024:

Matricula no valor de R$ 100,00

+30% de desconto durante o 1° semestre, mensalidade a partir de R$ 465,50.

-Campanha Matrícula Antecipada a partir do dia 07/12/2024:

Matricula no valor de R$ 332,50

+25% de desconto durante o 1° semestre, mensalidade a partir de R$ 498,75.

Telefone e WhatsApp (71) 2203-9850.

Documentos para Matrícula

  • RG;
  • CPF;
  • Titulo de eleitor;
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Histórico escolar do ensino médio;
  • Certidão de nascimento;
  • Cartão do SUS;
  • Certidão de Alistamento Militar (CAM) / Carteira de Reservista - Apenas para homens;
  • Histórico Acadêmico do Ensino Superior - Apenas no caso de ingresso por transferência externa;
  • Diploma de Graduação - Apenas no caso de ingresso por segunda graduação.
Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Graduação - Saúde
Presencial
Duração: 5 anos
Público Alvo:

Egressos do Ensino Médio e interessados em graduação

Inscreva-se aqui
Quero mais informações