Saúde

Fisioterapia Hospitalar e Desospitalização

Fisioterapia Hospitalar e Desospitalização

Apresentação

O curso de Aperfeiçoamento em Fisioterapia Hospitalar e Desospitalização é pioneiro no Brasil, pois contempla a atuação do Fisioterapeuta no ambiente hospitalar através da prática no Hospital Santa Izabel e Hospital Municipal de Salvador. . Desta forma capacita o aluno para atendimento ao paciente desde a Unidade de Terapia Intensiva até o pós alta Hospitalar. Com estas vivências super diferenciadas o aluno treina e aprende com preceptores qualificados, acompanhado por um supervisor de estágio experiente no auxílio aos alunos em campo prático e conta com suporte de uma coordenação de estágio dedicada ao aluno e com todo suporte técnico da Faculdade Santa Casa.

Neste curso de aperfeiçoamento o aluno vivenciará todos os aspectos inerentes aos pacientes hospitalizados até a desospitalização. Dessa forma, é estimulado a aprimorar a sua capacidade de avaliação, intervenções cardiorrespiratórias e  neuromusculoesqueléticas para melhorar a capacidade funcional e contribuir na redução do tempo de internamento hospitalar e da mortalidade, além de exercitar o planejamento de alta hospitalar. Dessa forma, este curso de aprimoramento permite uma formação completa ao estudante que busca a aprendizagem do paciente hospitalizado. O aprendizado nas instalações do Hospital Municipal de Salvador e do Hospital Santa Izabel; este último uma instituição com grande tradição na assistência hospitalar, ensino e pesquisa, com qualidade reafirmada com importantes acreditações nacionais e  internacionais e contato com um perfil diversificado de pacientes compondo uma junção fundamental para uma capacitação abrangente e rica.

OBJETIVOS

1. GERAL

Estimular a aprendizagem baseada nas melhores práticas técnico-humanísticas, com discussões e aulas teóricas direcionadas por profissionais especializados e atualizados, somadas a práticas hospitalares supervisionadas, de modo a abarcar deficiências por ventura existentes nos cursos de graduação, auxiliando na formação de estudantes e profissionais capacitados para exercer a função de fisioterapeuta hospitalar.

2. ESPECÍFICO

  • Treinar fundamentos de avaliação, diagnóstico e intervenção em Fisioterapia em pacientes hospitalizados;
  • Estabelecer metas e objetivos terapêuticos no pós alta hospitalar;
  • Prescrever reabilitação física nas diversas populações: cardiopatas, pneumopatas, doenças neuromusculares e cuidados paliativos;
  • Aprofundar os objetivos e atuação da Fisioterapia em cuidados paliativos.

Matriz Curricular

Teórica
Bases da atuação profissional da Fisioterapia Hospitalar 8
Teórica
Anatomia, Fisiologia e Métodos de avaliação do Sistema cardiorrespiratório 9
Teórica
Avaliação do Sistema Neuromusculoesquelético 8
Teórica
Exames de Imagem e laboratoriais e oxigenoterapia 9
Teórica
Atuação Fisioterapêutica do Paciente Neurológico E ortopédico 8
Teórica
Terapias de Expansão Pulmonar, Terapia de Higiene Brônquica e Treinamento Muscular Respiratório 8
Teórica
Mobilização Precoce 6
Teórica
Ventilação Não Invasiva e Ventilação Mecânica Básica 9
Teórica
Desospitalização 8

Coordenação

  • Giovani Assunção de Azevedo Alves (Doutorado)
    Graduado em fisioterapia pela UCSAL (2010), pós-graduado no formato de residência no programa de pós-graduação em fisioterapia pneumofuncional, com ênfase em uti (EESP/SESAB 2013), especialista em fisioterapia um UTI (ASSOBRAFIR/COFFITO 2015) e mestre (2017) e doutor em fisioterapia pela UNICID (2021).

Informações Adicionais

Campus Pupileira: Av. Joana Angélica, 79, Nazaré.

Campus Kirimurê: Av. Barão de Cotegipe, 142, Calçada.

Previsão de início da Turma: Abril de 2024.

Investimento

Campanha Matrícula Antecipada até 23/02/24:

Valor á vista R$ 6.250,00

Parcelas (até 10x Cartão de Crédito) R$ 625,00

Inscreva-se aqui
Inscreva-se aqui
Sobre o curso:
Atualização - Saúde
Presencial
Duração: 6 meses
Carga Horária: 250h

As aulas teóricas: 1 vez por semana no horário de 19:30 até 21:30
Alguns sábados de forma presencial.

Público Alvo:

Estudantes de fisioterapia que estejam regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior, cursando o período de estágio obrigatório do curso de graduação, nos dois últimos anos do curso (conforme Resolução 432/2013 do COFFITO) e profissionais da  fisioterapia regularmente inscrito no conselho regional de Fisioterapia.

Inscreva-se aqui
Quero mais informações