Você sonha em fazer a sua tão sonhada graduação, mas se preocupa com a questão da mensalidade? Calma! Existem alternativas para que você consiga ingressar na faculdade sem precisar se preocupar com dinheiro. Uma delas é o financiamento estudantil.
O Fies - Fundo de Financiamento Estudantil do governo federal -, criado em 1999, tem como objetivo proporcionar ao aluno a possibilidade de cursar uma graduação em instituição privada sem precisar se preocupar com o custo.
Neste artigo, você entenderá mais sobre o que é o Fundo, como funciona, quem são os candidatos que podem obtê-lo e mais!
Afinal, o que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares que são bem avaliados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Já o Fies Social é uma modalidade de financiamento voltada para atender alunos de baixa renda com financiamento para graduação em faculdades privadas. Para participar desta categoria, é preciso que os alunos estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Como funciona o financiamento estudantil?
O financiamento para cursos do ensino superior do governo federal cobre, durante o curso, de 50% até 100% do valor das mensalidades, de acordo com a renda familiar do estudante e a juros zero.
Na prática, é como um empréstimo em que, ao final da faculdade, o estudante passará a pagar parcelas referentes ao valor para quitar o financiamento.
Quem tem direito ao benefício?
Tem direito de participar do processo seletivo para o Fies, o candidato que se adeque aos seguintes critérios:
- Ter feito o ENEM, a partir da edição de 2010;
- Ter obtido a média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação;
- Ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.
Como conseguir financiamento estudantil?
A única forma de conseguir o Fies é através da internet, no sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção.
Através de uma conta GOV.BR, você irá acessar o sistema de inscrição do Fies;
Logo em seguida, você será reencaminhado ao FiesSeleção para autenticação no sistema e para seguir com o preenchimento das informações solicitadas para realizar sua inscrição. Elas são:
- Um endereço de e-mail pessoal válido;
- Os nomes dos membros do seu grupo familiar; o número de registro no CPF dos membros com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, as respectivas datas de nascimento consoante constam do Cadastro de Pessoa Física e, caso possuam, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
Você deverá cumprir as demais exigências solicitadas no âmbito do FiesSeleção e concluir a inscrição no processo seletivo.
O que será necessário pagar durante a graduação?
O aluno contratante deverá pagar a taxa operacional; seguro de vida e, em casos que a mensalidade não for coberta integralmente pelo Fies, o resto do valor. Por exemplo, caso o Fies arque com 70% do valor, o aluno deverá arcar com os outros 30%.
Quero mudar de curso, mas tenho Fies. É possível?
Sim! O aluno pode mudar somente uma vez de curso de graduação, exceto se tiver cursado por um período superior a 18 meses (incluindo férias).
É possível fazer transferência externa tendo Fies?
Sim! O aluno poderá fazer a transferência de instituição uma vez por semestre, mantendo o mesmo curso. Para isso, é preciso que a instituição de transferência tenha avaliação positiva no MEC e adesão vigente e regular ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).
A Faculdade Santa Casa participa do Fies?
Sim! É possível obter o financiamento estudantil e cursar sua graduação dos sonhos na Faculdade Santa Casa, isso porque nossos cursos são considerados excelentes pelo MEC.
Se quiser acompanhar a abertura de inscrições para o Fies, fique atento às nossas redes sociais.
Tranquei minha matrícula, consigo o Fies ainda assim?
Não. É preciso que o aluno esteja com a matrícula ativa em um curso de ensino superior para que possa ter direito ao benefício.
O Fies serve para pós-graduação?
Não! O financiamento estudantil do MEC é uma possibilidade voltada somente à cursos superiores.
Se você quiser saber mais sobre as condições especiais nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade Santa Casa, acesse esta página; busque pelo curso desejado e veja as informações de investimento.
Caso haja mais dúvidas, entre em contato por aqui.
Faça a sua graduação pelo Fies na Faculdade Santa Casa!
Faça sua faculdade dos sonhos na Faculdade Santa Casa e tenha em seu currículo uma instituição que carrega consigo mais de 474 anos de tradição e história.
A Santa Casa é a única faculdade especializada em saúde da Bahia com Hospital próprio, o Santa Izabel e outros 7 campos de práticas próprios como escolas, cemitério, clínicas e mais. Aqui, você tem práticas em ambiente real durante toda a sua graduação e oportunidades reais de empregabilidade logo quando se formar.
Nossa estrutura conta com laboratórios de Habilidades, Anatomia, Química e Multidisciplinar, bem como de Fisioterapia.
Localizada em Nazaré, no Complexo da Pupileira, a Faculdade Santa Casa tem uma localização privilegiada na região central de Salvador e está ao lado das estações de ônibus e metrô (Estação Campo da Pólvora).
Quer ser um aluno da Faculdade Santa Casa?
Ingresse com a prova online (vestibular), ENEM, Segunda Graduação ou por Transferência Externa. Clique aqui para se inscrever!